A empresa portuguesa NAN está a apostar em equipamentos ultravioleta (UV) para esterilizar espaços e objetos passíveis de transmissão da COVID-19. Mas é também uma forma segura de desinfetar o ar, que é o meio de propagação do vírus, um facto reconhecido agora pela Organização Mundial de Saúde.

Os equipamentos Goldensea UV estarão disponíveis no mercado em Portugal a partir da segunda quinzena de julho. São pouco maiores que um radiador, mas têm capacidade de, em poucos minutos, esterilizar espaços de qualquer dimensão, seja um elevador, uma loja ou uma estação de metro.

«A eficácia da tecnologia foi comprovada em laboratório, reduzindo em 99,99% a ação do Sars-cov-2, o novo coronavírus», diz Luís Vidigal, responsável da NAN em Lisboa. Quando a radiação UV-C entra em contacto com o vírus, causa uma reação que danifica o seu DNA tornado-o incapaz de se replicar, ficando assim inofensivo.

Segundo o especialista, o tempo necessário deverá ser calculado em função da área das superfícies a desinfetar e da potência do projetor mas estaremos sempre a falar de minutos. Isto é importante porque a desinfeção tem de ser feita entre utilizações do espaço uma vez que este tipo de radiação é perigosa para os humanos.

  • Partilhe