Mensagem de Boas Vindas

Muito bem-vindos ao portal do Consulado-Geral de Portugal em Cantão.

Assumi as funções de Cônsul-Geral em Cantão no dia 1 de setembro de 2021, cargo que procurarei desempenhar com responsabilidade, zelo e entrega profissional. É também para mim uma honra e um privilégio ser a primeira mulher diplomata portuguesa a assumir uma chefia de missão na China.

O Consulado-Geral de Portugal em Cantão, abriu ao público a 26 de junho de 2018 e a sua área de jurisdição cobre as Províncias de Guangdong, Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang, o que representa uma área de 783 200Km2 e uma população de 294 milhões de habitantes.

À comunidade portuguesa desta vasta área consular, e a todos que necessitarem recorrer aos nossos serviços, quero assegurar que poderão contar com um atendimento dedicado, rigoroso e expedito por parte da equipa do Consulado-Geral.

Desde as primeiras trocas comerciais no século XVI, nas ilhas do estuário do Rio das Pérolas, na Província de Guangdong, Portugal mantém uma estreita relação económica e comercial com o Sul da China. Guangdong é hoje a Província com o maior PIB no país e constitui, a par do projecto da Grande Baía do rio das Pérolas (GBA) no qual se insere, uma oportunidade ímpar para impulsionar a presença do tecido empresarial português na região. Nessa dimensão, mas também em outras do relacionamento bilateral, a equipa do Consulado-Geral e a delegação da AICEP em Cantão, procurarão contribuir, em estreita articulação com a nossa Embaixada em Pequim e com os Consulados-Gerais de Macau e Xangai, para o reforço das relações multisseculares entre Portugal e a República Popular da China.

Convido todos a visualizarem este portal do Consulado-Geral e consultar os seus conteúdos informativos, assim como as nossas páginas nas redes sociais, agradecendo eventuais sugestões que nos ajudem a melhorar, através do nosso e-mail: cantao@mne.pt

 

Ana Menezes Cordeiro

Notícias

Mais notícias

AVISO IMPORTANTE!

Eleições Legislativas- 10 de março de 2024.

No dia 10 de março haverá eleições legislativas em Portugal. 🗳

Nos dias 9 e 10 de março teremos no Consulado-Geral em Cantão o VOTO PRESENCIAL mas apenas e SÓ para os 2 eleitores que fizeram expressamente este pedido até 60 dias antes das eleições.

A esmagadora maioria dos eleitores vota por via postal.

Voto postal no estrangeiro –acompanhamento e localização da carta com o Boletim de Voto:

Informa-se que o que Portal do Eleitor permite ao eleitor recenseado no estrangeiro o acompanhamento e localização da carta com o Boletim de Voto.

Essa localização poderá ser verificada em: https://www.portaldoeleitor.pt/pt/acompanharCarta/Pages/default.aspx

Para pesquisa da carta registada, remetida pela Administração Eleitoral, deve ser utilizado o número de identificação civil e a data de nascimento.

Neste momento já não pode alterar a sua modalidade de voto. O recenseamento e esse tipo de alterações ou pedidos suspendem-se, como a lei o determina, 60 dias antes das eleições. Se desejar efetuar uma alteração para o futuro, deverá contatar o Consulado-Geral a partir do dia 11 de março.

Nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro de 2024, podem votar antecipadamente em Embaixada ou Consulado, dentro do horário de atendimento, os eleitores recenseados em Portugal e que se encontrem deslocados no estrangeiro numa das seguintes situações:

- Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções públicas;

- Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções privadas;

- Quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;

- Enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;

- Doentes em tratamento no estrangeiro;

- Que vivam com os eleitores mencionados nas situações anteriores ou os acompanhem;

 

Folheto informativo sobre o voto antecipado no estrangeiro: 2024_ar_voto_antecipado_estrangeiro.pdf (cne.pt)

Confirme o seu local de inscrição no recenseamento eleitoral em: Consulta dos cadernos de recenseamento

O Consulado-Geral de Portugal em Cantão vem por este meio informar todos os seus cidadãos que o Consulado estará encerrado ao público nos próximos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2024 (2ª a 4ª feira) para celebração do Ano Novo Chinês.

O Consulado voltará a reabrir ao público no próximo dia 15 de fevereiro (5ª feira) durante o horário normal de funcionamento.

 

Ano Novo Chinês

Com a obra Memória de Simeão Boa Morte e Outros Contos Poéticos, o lusodescendente Lourenço Cazarré conquistou a 5.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e dirigido a lusodescendentes e a portugueses a residir no estrangeiro.

O júri do Prémio, composto por Luís Filipe Castro Mendes (presidente), Martina Matozzi e Paula Mendes, justifica a distinção do trabalho assinado por Cazarré «pela criatividade e capacidade de invenção dos seus contos, que estabelecem diálogos singulares com grandes obras da literatura de língua portuguesa, de modo sempre poético, mas também irreverente».

Neto de portugueses naturais de Cinfães, Paulo Cazarré nasceu, em 1953, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, é jornalista e autor de mais de 40 livros, entre coletâneas de contos (Enfeitiçados Todos Nós, A Arte Excêntrica dos GoleirosExercícios Espirituais para Insônia e Incerteza e Noturnos do Amor e da Morte)romances (A Longa Migração do Temível Tubarão Branco, Kzar Alexander, o Louco de Pelotas e O Soldado amarelo) e novelas juvenis (A Guerra do LancheNadando contra a MorteA Fabulosa Morte do Professor de Português e Amor e Guerra em Canudos).

O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.

Além do valor pecuniário, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da INCM.

 

INCM 2023

Agendamentos online

Clique no seguinte link para ver os passos para fazer o seu agendamento online: https://cantao.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/steps_to_make_the_appointment_in_online_scheduling.pdf

 

Clique na imagem infra para aceder ao sistema de agendamentos online do MNE:

agendamento online

Vistos

Clique no seguinte link para abrir a página oficial do MNE sobre os vistos: https://vistos.mne.gov.pt/pt/

 

Para informações sobre formulários de visto, por favor, clique na imagem infra

vistos online

Contactos

Unit 3811, Guangzhou International Finance Center, 5 Zhujiang Xi Road, Guangzhou
Postal Code: 510623
广州市珠江新城珠江西路5号广州国际金融中心3811; 邮编:510623

+86 020 87581621
cantao@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 

 Siga-nos em:

 

qrcode for gh e59a9d98e162 258

Conta oficial WeChat do Consulado

codigo weibo

Conta oficial Weibo do Consulado

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

t acm logo 02

iefp

 

Número de emergência consular:

(+86) 188 1396 9047

 (este número destina-se apenas a situações de emergência. Para esclarecimentos sobre atos consulares, consulte a página oficial do Consulado)